Rua Otávio Carneiro, 100/904 Icaraí, Niterói - RJ (21) 2710-3636 (21) 98787-3636
Biossegurança 2019-06-10T15:14:18+00:00

Biossegurança

Biossegurança é o conjunto de procedimentos que visam impedir a contaminação cruzada, ou seja: entre os pacientes, de profissional para paciente ou vice-versa.
O consultório odontológico é um local onde potencialmente pode haver contaminação cruzada, caso não sejam tomados cuidados especiais com a desinfecção dos equipamentos e a esterilização do instrumental.

Nosso consultório obedece aos padrões internacionais de biossegurança:

Utilizamos materiais descartáveis (agulhas, luvas, sugadores, etc.), adotamos métodos rigorosos de desinfecção dos equipamentos a cada paciente e possuímos uma sala específica para lavagem e esterilização do instrumental.

A esterilização é feita por autoclave, que é o método mais eficaz, e o controle da esterilização é mantido por fitas termo-sensíveis e testes com indicadores biológicos. O empacotamento do instrumental esterilizado utiliza embalagens especiais, que garantem a validade da esterilização até o momento de sua utilização.
A Organização Mundial de Saúde elegeu a Hepatite C como a doença do terceiro milênio e alerta para a real necessidade de prevenção. Assintomática em mais de 90% dos casos e de tratamento complexo e caro, a Hepatite C é de fácil transmissão em atividade de risco e não possui vacinas disponíveis até o momento.
Procedimentos invasivos requerem protocolos e condutas específicas que garantam a proteção efetiva aos profissionais e clientes. Biossegurança é garantia de Saúde. Agregar esse diferencial à atividade profissional traduz responsabilidade e respeito pela saúde de nossos pacientes.